domingo, 26 de outubro de 2008

Estou lendo... Execução Premium (Robert Kaplan e David Norton)





* Sinopse:

Em "The Execution Premium", Robert Kaplan e David Norton mostram que as empresas usuárias de sistemas formais para a execução consistente da estratégia superam o desempenho das concorrentes. Esse livro fornece o elo há tanto tempo procurado entre planejamento e execução, e o equilíbrio das tensões entre eles.
O uso de mapas estratégicos e do Balanced Scorecard em casos bem descritos demonstra tanto o brilho da abordagem quanto a utilidade dessas ferramentas para todos os gestores, inclusive para os situados no topo da pirâmide.

Na sequência apresento minhas impressões...

CEO TV - Vídeos da Revista Exame

Alguns excelentes vídeos do Portal Exame, com depoimentos de presidentes de importantes multinacionais:

CEO TV Revista Exame

Mapas Mentais (Mindmaps)


fonte do Mapa: www.mindjet.com


Venho utilizando Mapas Mentais continuamente em inúmeras aplicações, desde pessoais, acadêmicas e principalmente profissionais.
Os mapas mentais são diagramas que permitem uma visualização integrada de inúmeros níveis de desdobramentos a partir de um ponto central.

Trata-se de uma simples e poderosa ferramenta de pensamento e organização que facilita a compreensão e entendimento de informações. Em resumo, ela expande sua inteligência a partir da estruturação do pensamento.

Muitos recomendam que sejam elaborados em papel, mas tenho usado dois sistemas excelentes e obtido bons resultados. Um deles é FreeMind e outro é o Mindmanager. O segundo é mais completo e gera mapas com qualidade gráfica impecável, porém é paga. Para quem pretende iniciar o uso de Mapas Mentais recomendo o Freemind que não apresenta necessidade de investimento, pois é freesource.

Mais alguns exemplos de mapas mentais podem ser vistos nos sites:
Site Mapas Mentais
Galeria de Mindjet

Abaixo os links para download destas ferramentas:
FreeMind
MindManager

Oracle adquire Primavera Software

Considerado por muitos um dos melhores softwares de Gerenciamento de Portfólio deProjetos disponíveis no mercado, abaixo mais detalhes obtidos no site da Oracle:

Oracle adquire Primavera
Aquisição cria primeira solução completa de gerência de portfólio de projetos em nível empresarial para setores que utilizam projetos de forma intensiva
REDWOOD SHORES, Califórnia 14-OCT-2008 12:47 PM

Notícias

* A Oracle anunciou um acordo para aquisição da Primavera Software, Inc., grande fornecedor de soluções de gerência de portfólio de projetos (PPM, Project Portfolio Management), a fim de aumentar sua força na oferta de aplicativos operacionais de missão crítica.
* O software de PPM da Primavera ajuda as empresas a propor, priorizar e selecionar investimentos em projetos, e planejar, gerenciar e controlar os mais complexos projetos e portfólios de projetos.
* Aliado a seus aplicativos e software de infra-estrutura, a Oracle espera fornecer a primeira solução de gerência de portfólio de projetos em nível empresarial, ajudando as empresas a alocar os melhores recursos, reduzir custos, cumprir datas de entrega e tomar melhores decisões, usando dados em tempo real.
* O Oracle Enterprise PPM será voltado aos setores que utilizam projetos de forma intensiva, como engenharia e construção, aeroespacial e defesa, serviços públicos, petróleo e gás, manufatura e serviços profissionais.
* Os funcionários e a diretoria da Primavera deverão ir para a Oracle, onde formarão uma unidade de negócios global (GBU) com foco em PPM Empresarial, ajudando a assegurar uma transição tranqüila para os clientes e parceiros da Primavera. Joel Koppelman, CEO da Primavera, deverá chefiar a unidade de negócios como vice-presidente sênior e diretor-geral.
* A transação está sujeita às condições habituais e deverá estar concluída no segundo semestre de 2008. Até que o negócio se concretize, cada empresa continuará a operar independentemente. Os detalhes financeiros da transação não foram divulgados.

Citações de Apoio

* "O PPM Empresarial está se deslocando para a linha de frente da estratégia de negócios dos setores que gerenciam projetos complexos e que movimentam grande volume de capital, emergindo como fator de influência global para geração de valor e sucesso nos negócios", disse Charles Phillips, presidente da Oracle. “Com 20% do PIB mundial gasto anualmente em projetos, a adição da Primavera deverá ampliar a posição de liderança da Oracle no espaço dos aplicativos empresariais.”
* “Como líder em soluções de PPM, com mais de 25 anos de experiência auxiliando os clientes a alcançar o sucesso na gerência de seus projetos, programas e portfólios, a Primavera é uma aquisição natural para acelerar a estratégia de aplicativos da Oracle para setores que utilizam projetos de forma intensiva”, disse Joel Koppelman, CEO da Primavera. “Estamos empolgados em nos unirmos à Oracle como nova unidade de negócios global, onde poderemos assegurar a continuidade e o sucesso dos nossos clientes e parceiros atuais e potenciais.”

Ricardo Vargas - Chair do PMI

Notícia muito boa para o Gerenciamento de Projetos brasileiro:

Ricardo Viana Vargas acaba de ser eleito Chair do PMI para o ano de 2009 !
Além de ser um fato inédito em toda a trajetória de existência do PMI por ter sido o primeiro Diretor a ser eleito Chair nos seus primeiros 2 anos de mandato, esta é uma notícia importantíssima para o gerenciamento de projetos no Brasil, além de ser, é claro, um reconhecimento da insuperável dedicação e competência de um profissional tão sério e carismático quanto o Ricardo.

Ricardo Vargas, mineiro de Belo Horizonte, é fundador do PMI-MG, tendo sido Presidente nos 2 primeiros mandatos do Capítulo mineiro e um dos responsáveis por colocar o gerenciamento de projetos no Brasil nos níveis atuais de excelência e importância estratégica.

Em nome dos mineiros, brasileiros e companheiros de todo o mundo que o conhecem, o PMI-MG parabeniza ao Ricardo Vargas por mais esta conquista, desejando votos de muito sucesso ao gerenciamento de projetos em todo o mundo, e colocando-nos à disposição para o que for necessário.

Fonte: http://www.pmimg.org.br/geral/VisualizarDestaque.aspx?Cod_destaque=614

domingo, 5 de outubro de 2008

PMO - Project Management Office

Um tema que cada vez mais vem me atraindo é a implantação do PMO -Project Management Office. Esta entidade organizacional agrega sobre seu domínio o portfólio de projetos da empresa, onde estes são centralizados e alinhados para permitir um acompanhamento na execução e um constante aprimoramento no nível de sucesso dos mesmos.

O PMO define padrões e templates de projetos,fornece toda a capacitação e mentoring aos gerentes de projeto, elabora relatórios e define métricas e indicadores, além de realizar auditoria sobre os empreendimentos.

Mais à frente estarei abordando os tipos de PMOs e os beneficios por ele proporcionados.

Para quem se interessa pelo tema, uma leitura introdutória sobre o assunto que recomendo é o livro Implementando Escritório de Projetos do Ricardo Mansur: