quinta-feira, 30 de julho de 2009

Diferenças e mudanças PMBOK 4a. Edição




Olá pessoal, para os interessados em saber as mudanças ocorridas no Guia PMBOK 2008 4a Ediçao recomendo escutar o Podcast do Ricardo Vargas e o guia de Processos disponibilizado pela PMTech - Mauro Sotille. Para facilitar a vida apresento também uma tabela com um resumo das mudanças:

Processos 3ª Edição Processos 4ª Edição Notas
INICIAÇÃO
4.1 Desenvolver termo de abertura 4.1 Desenvolver termo de abertura
4.2 Desenvolver declaração de escopo preliminar Eliminada
10.1 Identificar partes interessadas Novo

PLANEJAMENTO
4.3 Desenvolver plano de gerenciamento do projeto 4.2 Desenvolver plano de gerenciamento do projeto
5.1 Planejamento do escopo Eliminada
5.1 Obter requerimentos Nova
5.2 Definição de escopo 5.2 Definir escopo Renomeada
5.3 Criar WBS 5.3 Criar WBS
6.1 Definição de atividades 6.1 Definir atividades Renomeada
6.2 Sequenciamento de atividades 6.2 Sequenciar atividades Renomeada
6.3 Estimativa recursos por atividade 6.3 Estimar recursos por atividade Renomeada
6.4 Estimativa duração de atividades 6.4 Estimar duração de atividades Renomeada
6.5 Devenvolvimento de cronograma 6.5 Desenvolver cronograma Renomeada
7.1 Estimativa de custos 7.1 Estimar custos Renomeada
7.2 Orçando custos 7.2 Determinar orçamento Renomeada
8.1 Planejando qualidade 8.1 Planejar qualidade Renomeada
9.1 Planejamento de recursos humanos 9.1. Desenvolver plano recursos humanos Renomeada
10.1 Plano de comunicações 10.2 Planejar comunicações Renomeada
11.1 Planejando gerenciamento de riscos 11.1 Planejar gerenciamento de riscos Renomeada
11.2 Identificação de riscos 11.2 Identificar riscos Renomeada
11.3 Analise qualitativa de riscos 11.3 Preparar analise qualitativa de riscos Renomeada
11.4 Analise quantitativa de riscos
11.4 Preparar analise quantitativa de riscos Renomeada
11.5 Planejando resposta para riscos 1.5 Planejar respostas para riscos Renomeada
12.1 Planejar compras e aquisições 12.1 Planejar aquisições Renomeada
12.2 Planejar contratações
Consolidada com alguns processos dentro de gerenciamento de aquisições

EXECUÇÃO
4.4 Dirigir e gerenciar execução de projetos
4.3 Dirigir e gerenciar execução de projetos
8.2 Desenvolver garantia de qualidade 8.2 Desenvolver garantia de qualidade
9.2 Contratar time do projeto 9.2 Contratar time do projeto
9.3 Desenvolver time do projeto 9.3 Desenvolver time do projeto
9.4 Gerenciar time do projeto Transferida de Monitoramento e Controle
10.2 Distribuição de informações 10.3 Distribuir informações
10.4 Gerenciar expectativas de partes interessadas Transferida de Monitoramento e Controle
12.3 Requerer resposta de vendedor 12.2 Conduzir aquisições Renomeada e combinada
12.4 Selecionar vendedores Consolidada com alguns processos dentro de gerenciamento de aquisições

MONITORAMENTO E CONTROLE
4.5 Monitorar e controlar trabalhos do projeto 4.4 Monitorar e controlar trabalhos do projeto
4.6 Controle integrado de mudanças 4.5 Desenvolver controle de mudanças integrado Renomeada
5.4 Verificação do escopo 5.4 Verificar escopo Renomeada
5.5 Controle do escopo 5.5 Controlar escopo Renomeada
6.6 Controle de conograma 6.6 Controlar cronograma Renomeada
7.3 Controlar custos 7.3 Controlar custos Renomeada
8.3 Executar controle de qualidade 8.3 Executar controle de qualidade
9.4 Gerenciar time do projeto Transferida para Execução
10.3 Reporte de performance reporting 10.5 Reportar performance Renomeada
10.4 Gerenciar partes interessadas Transferida para Execução
11.6 Monitorando e controlando riscos 11.6 Monitorar e controlar riscos Renomeada
12.5 Administração de contratos 12.3 Administrar aquisições Renomeada

ENCERRAMENTO
4.7 Encerramento de projeto 4.6 Encerrar projeto ou fase Renomeada

Nenhum comentário:

Postar um comentário